Cuidados com o meio ambiente no dia a dia

Adotar práticas sustentáveis vai além de reciclar lixo e economizar água. É importante também, em casa, escolher materiais duráveis e fáceis de limpar como louças e azulejos. A indústria brasileira de revestimento cerâmico também está fazendo a sua parte


Não é segredo para ninguém que os recursos naturais do planeta são finitos. Portanto, é responsabilidade de todos preservar para que as futuras gerações não sejam tão afetadas. Este conceito faz parte da sustentabilidade. E atitudes no dia a dia são importantes para que isso seja possível. Mesmo que isso implique mudar algumas coisas dentro de casa. Isso também vale para o setor privado. A indústria brasileira de revestimento cerâmico, por exemplo, lançou a Iniciativa Anfacer + Sustentável para fazer a sua parte.


Veja o que você pode fazer e o que o setor de cerâmica está fazendo.


Água


Você pode tomar banhos de chuveiro mais rápidos (melhor escolher outro momento para meditar). O gasto da água no banho é responsável por quase 50% do que se consome em casa. Portanto, tome uma chuveirada rápida e desligue a torneira na hora do xampu. E na cozinha, ensaboe a louça toda primeiro e depois enxague. Se você mora em casa, considere instalar um sistema de captação de água de chuva. É excelente para aproveitar o recurso para o jardim, descarga, lavanderia, lavagens em geral.

No setor privado, a indústria brasileira de revestimento cerâmico é referência mundial em eficiência no consumo de água. No uso, a cerâmica por promover fácil limpeza também reduzo consumo de água, além de adicionar a esta vantagem a melhoria da saúde e higiene.


Lixo


Separe materiais que podem ser reaproveitados, como latas, garrafas, plásticos, papel e leve para um posto de reciclagem. Se seu bairro ou condomínio tiver este serviço, melhor ainda. O lixo orgânico pode ser separado e virar adubo.

O setor cerâmico também contribui para a diminuição do lixo, uma vez que os resíduos do processo de produção são reutilizados pelas fábricas. Além disso, há cases de incorporação de resíduos de outros setores como louças, vidros, lâmpadas, entre outros.


Construções

Na hora de construir ou reformar, é fundamental optar por materiais que contribuem para a durabilidade da construção. Por isso, uma boa ideia é optar por revestimentos cerâmicos. Além de ser extremamente durável (tem vida útil superior a 50 anos), a manutenção e a limpeza do revestimento cerâmico é simples e, na maioria das vezes sem uso de produtos químicos agressivos ao meio ambeinte, usando apenas água e produtos neutros. A fácil manutenção contribui para a redução de custos de consumo ao longo da vida útil do produto. A cerâmica, pro sua natureza inerte, não emite substâncias tóxicas e agressivas a saúde humana e animal. A cerâmica é amiga da vida.


Energia

Opte por equipamentos que consomem menos energia. Priorize lâmpadas de led e evite aparelhos como ar condicionado e aquecedor. Ferro de passar pode ser usado com parcimônia – nem tudo precisa ser passado, certo?

No setor cerâmico, a indústria brasileira tem um parque fabril moderno, com grande eficiência energética e uso de gás natural. Na década de 1990, a indústria substituiu uma matriz mista pelo gás natural. E não é só. No dia a dia do consumidor, as placas cerâmicas contribuem para o conforto térmico de uma edificação, além de serem próprias para sistemas de fachadas ventiladas, o que gera reduções de consumo de energia acima de 30% nas edificações.

Associação Nacional dos Fabricantes de Cerâmica para Revestimentos, Louças Sanitárias e Congêneres

Al. Santos 2300, 10º Andar    São Paulo/ SP - Brasil    CEP: 01418-200

T + 55 11 3192 0600

ANFACER

MAPA DO SITE